17 junho, 2017

Inscrição Anagráfica

Buongiorno!!! Como é boa a sensação de fazer parte da cidade que você escolheu para recomeçar a vida! Como falei para a minha mãe quando telefonei contando da inscrição da residência no comune: “Mãe, já faço parte do número de habitantes da cidade”!

Mas não é só isso: fixar residência no comune significa notificar ao Governo Italiano que eu não estou mais residindo no exterior (Brasil, onde estava até então inscrita no AIRE – Cadastro de Residentes no Exterior) e, portanto, tenho deveres e direitos como cidadã dessa cidade.

Procedimento para fixar residência

De posse do contrato de aluguel da casa, devidamente registrado na Agenzia delle Entrate da minha província, (você pode ler mais sobre a minha experiência ao alugar a casa aqui) fui até o setor anagrafe da minha cidade. Apresentei também minha carta d’identità italiana, o passaporte italiano da minha filha e nossos códices fiscale.

Preenchi então um módulo (foto) fornecido pelo funcionário com nossos dados pessoais e com os dados do imóvel onde resido. Lembrando que, no caso de estrangeiros, são também solicitados o permesso de soggiorno válido e o passaporte.

Morar na Itália
Módulo de Inscrição Anagráfica
O procedimento é totalmente gratuito e deve ser feito em até 20 dias após a assinatura do contrato de locação, ou seja, quando você passa a residir na cidade. O tempo para a conclusão de todo o processo leva até 45 dias, sem a necessidade de uma confirmação por parte do comune.

Dica: o fornecimento de um protocolo do ato de inscrição varia de comune para comune. Na minha cidade não é fornecido nenhum tipo de protocolo. Porém, como meu próximo passo seria requisitar nossas tesseras sanitárias, a atendente gentilmente fez uma fotocópia do meu formulário e carimbou para que eu pudesse utilizá-lo como comprovante da inscrição anagráfica, grazie mille moça da anágrafe!

Quem reconheceu a cidadania aqui na Itália lembra bem como é importante e especial esse momento!

Mais uma conquista na nova vida!

Bacione!